- Área: 12500 m²
-
Fotografias:Dianna Snape, David Hannah
-
Fabricantes: George Fethers, Glass, Nullarbor Timber
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de escritórios CH2 foi projetado em colaboração com o Município de Melbourbe para ser um sistema holístico com seus usuários como participantes. O projeto segue um modelo que promove um papel mais interativo entre a cidade e a natureza, onde cada parte depende da outra.
A cidade de Melbourne pretende atingir emissões zero no município em 2020. Uma grande contribuição a esta estratégia é a redução de consumo energético de edifícios comerciais em 50%. CH2 foi testado em uma tentativa de fornecer um exemplo de trabalho para o desenvolvimento do mercado local. A proposta exigiu um edifício que dependesse tanto quanto possível de sistemas de energia passiva enquanto produz um edifício de qualidade superior.
CH2 emprega expressões literais e metafóricas de propósitos ambientais em sua composição arquitetônica. A natureza é utilizada como inspiração para fachadas que controlam o clima, dutos de ventilação que se integram a estratégias de iluminação natural e uma estrutura de piso em concreto que tem papel central no aquecimento e resfriamento do edifício.
Foi o primeiro novo edifício de escritórios comerciais na Austrália a conseguir e exceder a classificação de seis estrelas administrada pelo Green Building Council of Australia. Igualmente importante para suas características ambientais é que fornece 100% de ar fresco para todos os ocupantes com uma troca completa de ar a cada meia hora.
Os benefícios da qualidade superior do ar em ambientes internos e cálculos de conservação de custos energéticos farão que o edifício cubra seus custos com inovações dentro de cinco a dez anos.